Caso não consiga visualizar o blog inteiro, reduza o zoom da sua tela para 75%.



terça-feira, 4 de outubro de 2011

VEREADOR CLÁUDIO CORONEL REALIZA REUNIÃO COM PEQUENOS PRODUTORES ASSENTADOS DO MUNICÍPIO

O Legislativo Municipal sediou, na última quinta–feira, 29 de setembro, uma reunião com pequenos produtores assentados do município, os quais foram notificados pelo INCRA, em razão de suposta posse irregular de lotes, em diversos assentamentos do município. A reunião foi articulada pelos vereadores Cláudio Coronel e Carine Frassoni, com o apoio dos líderes rurais Miguel Severo e Leandro Ferreira, e também de Luis Orlei Conceição, vice-presidente da UNAMOS.
Estiveram presentes na ocasião, 168 assentados, os quais fizeram um relato da situação que estão enfrentando.

“Com suas declarações, os produtores demonstraram uma situação de desespero, haja vista que estão na iminência de perder o único meio que possuem para o sustento de suas famílias, bem como o pequeno patrimônio que construíram durante o período em que estão trabalhando no meio rural”, ressalta o vereador Cláudio Coronel.
Também estiveram presentes na reunião, o vereador Nelmo Oliveira (PSB), assessoria do Gabinete do vereador Dagberto Reis, o Pastor Nelsom Rodrigues, da Igreja Assembleia de Deus e Valéria Argiles, Procuradora da Câmara Municipal de Vereadores.
Os vereadores Cláudio Coronel e Carine Frassoni externaram que a referida reunião tem a finalidade pacífica de buscar a organização desses pequenos produtores, visando, assim, sensibilizar as autoridades do INCRA a rever, caso a caso, a situação dos mesmos.
“De forma nenhuma estaremos dando guarida àqueles que comercializaram lotes, ou de forma intempestiva querem manter essa posse, mas proteger a dezenas de famílias que hoje enfrentam uma situação de desespero e insegurança, podendo perder o pouco que construíram com muito trabalho e dedicação”, sinaliza Coronel, segundo o qual, os relatos colhidos durante o evento emocionaram a todos, e evidenciaram a importância da mobilização.
“Famílias inteiras, totalmente sem rumo, e muitos nem mesmo terão um destino se realmente se concretizar essa ação do INCRA, que no entendimento de todos deve ter sensibilidade social, haja vista estas decisões marcarão por toda a vida de pessoas que, abnegadamente, construíram a sustentação de suas famílias, trabalhando em cima da terra”, afirma o peemedebista.
Cláudio Coronel destacou que a finalidade da reunião realizada na Câmara de Vereadores visa buscar meios para solucionar essa grave situação que envolve centenas de famílias rurais, na sua grande maioria santanenses que aguardam longos anos por uma gleba de terra para produzir. Ressaltou, também, que somente aqueles que realmente estão produzindo e sustentando suas famílias terão o amparo do movimento, de forma nenhuma protegendo aqueles que comercializam.
Será encaminhada documentação reivindicatória ao Governador Tarso Genro, Diretor Presidente do INCRA, Superintendente do INCRA-RS, Procuradoria da República, Prefeito Wainer Machado, Deputados Estaduais e Federais e Senadores.
“Foi formalizada uma comissão que representará a todos os agricultores, formada pelos líderes rurais Leandro Ferreira, Miguel Severo e Wladislau Karbowicz (Deco), Alcindo Karas de Souza, acompanhados desse vereador e pela vereadora Carine”, concluiu Cláudio Coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário